Condições

1. Âmbito de aplicação

As seguintes CGV aplicam-se a todas as encomendas através da nossa loja online por consumidores e empresários.

Consumidor é qualquer pessoa singular que finaliza uma transação para fins que não podem predominantemente ser atribuídos nem à sua atividade comercial, nem à sua atividade profissional independente. Empresário é uma pessoa singular ou jurídica ou uma sociedade legal que, perante a conclusão de uma transação legal, age no exercício da sua atividade comercial ou da sua atividade profissional independente.

Em relação aos empresários, estas CGV aplicam-se igualmente a futuras relações comerciais, sem que o tenhamos de referir novamente. Se o empresário utiliza condições gerais de venda conflituantes ou complementares, a sua validade é contestada pelo presente; só se tornam parte do contrato se o tivermos consentido expressamente.


2. Parceiros contratuais, celebração de contrato

O contrato de venda ocorre com a eibmarkt.com GmbH.

A apresentação dos produtos na loja online não constitui qualquer oferta juridicamente vinculativa, mas sim um catálogo online sem compromisso. Pode colocar primeiramente sem compromisso os nossos produtos no carrinho de compras e corrigir as suas introduções a qualquer momento antes do envio da sua encomenda vinculativa, enquanto utiliza as ajudas de correção fornecidas e explicadas no processo de encomenda. Ao pressionar o botão de encomenda, emite uma encomenda vinculativa dos artigos contidos no carrinho de compras.

Confirmação técnica de receção da encomenda (1.º email após o envio da sua encomenda):

A confirmação da admissão da sua encomenda ocorre por email imediatamente após o envio da encomenda. Esta confirmação de encomenda gerada automaticamente não é uma aceitação de contrato por parte da eibmarkt.com GmbH, mas documenta apenas a entrada da encomenda por via eletrónica. Iremos verificar de imediato a sua encomenda.

Confirmação de aprovação do pedido (2.º email após o envio da sua encomenda):

O contrato de venda ocorre apenas com a nossa confirmação de aprovação do pedido e de prazo de entrega. Regra geral, recebe-o no mesmo dia (dia = segunda a sexta-feira, exceto feriados no Estado Federal da Baviera ou da Saxónia da República Federal Alemã), o mais tardar, no dia seguinte e é preparado por um colaborador da nossa instituição.


3. Idioma do contrato, armazenamento do texto do contrato

Os idiomas colocados à disposição para a celebração do contrato são os seguintes:

Português

Armazenamos o texto do contrato e enviamos-lhe os dados da encomenda e as nossas CGV por email. Pode ver o texto do contrato na nossa sessão de cliente.


4. Preços

Em relação aos consumidores na União Europeia, os preços estão indicados incluindo o IVA legal. No caso de encomendas de consumidores de países fora da UE, não recai qualquer imposto sobre as vendas, pelo que neste contexto não é apresentado e contabilizado um imposto sobre as vendas. Contudo, os preços indicados são sempre preços globais. A entrega e faturação ocorrem, então, sem IVA e não desalfandegadas.

Moedas e taxa de conversão

Na eibabo® todos os preços são apresentados na moeda selecionada por si. A seleção das moedas disponíveis pode variar em função da loja selecionada (por exemplo, é limitada nas lojas nacionais da eibabo®). As encomendas são colocadas no sistema ao preço indicado e na moeda selecionada por si. Não é possível uma correção posterior da moeda selecionada para a encomenda concluída.

A taxa de conversão eibabo® atual é determinada pela taxa de câmbio oficial do Banco Central Europeu BCE, assim como por um cálculo da segurança e de sobretaxas. As alterações da taxa de conversão aplicam-se imediatamente e sem notificação prévia. Os preços em euros em vigor no momento da conclusão da encomenda na loja eibabo® são determinantes para a conversão de moeda. Informámo-lo sobre a taxa de conversão atual em vigor da sua moeda selecionada para euros enquanto faz a encomenda. Além disso, também o informamos na loja do total em euros antes da conclusão da encomenda.

A faturação da sua encomenda ocorre geralmente em euros, com o valor do pedido indicado na confirmação da aprovação do pedido e do prazo de entrega. Encontra informações sobre a taxa de conversão em vigor de euros para a moeda selecionada na sua encomenda, assim como na nossa confirmação da aprovação do pedido e do prazo de entrega, como também na fatura enviada por nós. O reembolso do montante da encomenda após cancelamento do contrato é geralmente realizado em euros. O valor do pedido da sua encomenda indicado na confirmação da aprovação do pedido e do prazo de entrega é geralmente reembolsado em euros.


5. Despesas de envio, prazos de entrega

Para além dos preços de produto indicados, são ainda adicionadas as despesas de envio.

As despesas de envio são calculadas com base nos pesos dos artigos presentes no carrinho de compras, bem como no  endereço de entrega e no tipo de envio selecionado no momento. As despesas de envio são calculadas com base nos pesos dos artigos presentes no carrinho de compras, bem como no endereço de entrega e no tipo de envio selecionado no momento. Entregas de rotas especiais determinadas devido a, por exemplo, artigos especiais incluídos (volume/peso/entrega a um armazém especial ou diretamente do fabricante), são igualmente enviadas sem aviso com serviços de correio alternativos (por exemplo GLS) sem custos adicionais. Cada artigo tem um peso individual que é armazenado na base de dados (não diretamente visível). Todas as condições de entrega dos nossos parceiros de distribuição são armazenadas centralmente na base de dados da loja (para todos os países), para os artigos presentes no carrinho de compras e os seus pesos. Para o cálculo e visualização das despesas de envio, os artigos desejados podem ser carregados no carrinho de compras da loja através do símbolo do carrinho de compras/desconto na respetiva vista detalhada do produto. Aí, poderá, então, ser verificado o tipo de envio/despesas de envio. As despesas de envio são publicadas no artigo. As despesas de envio são calculadas automaticamente com base nos pesos totais dos artigos presentes no carrinho de compras (no caso de mais do que um artigo no carrinho de compras), bem como no endereço de entrega e no tipo de envio selecionado no momento. Um novo cálculo das despesas de envio no carrinho de compras ocorre apenas se vários artigos forem adicionados ao carrinho de compras ou se o país de entrega ou o tipo de envio forem alterados.

Especialmente perante entregas no estrangeiro (países terceiros), poderão ser possíveis condições acentuadamente diferentes entre os tipos de envio colocados à disposição. Assim, o método de envio económico ou mais adequado pode ser sempre verificado diretamente no carrinho de compras pelo próprio cliente antes da encomenda e selecionado individualmente. As entregas para países NÃO pertencentes à UE ocorrem, geralmente, não desalfandegadas, não estão incluídas quaisquer taxas aduaneiras nas despesas de envio. Entregas de rotas especiais determinadas devido a, por exemplo, artigos especiais incluídos (volume, peso, entrega a um armazém especial ou diretamente do fabricante), são igualmente enviadas sem aviso com serviços de correio alternativos (por exemplo GLS) sem custos adicionais. Não estão incluídas nas nossas despesas de envio quaisquer taxas aduaneiras, outras taxas ou eventuais impostos devidos (ex. imposto de importação) no país de importação dos países terceiros; estes devem, em geral, ser pagos adicionalmente pelo próprio cliente e, se for o caso, previamente solicitados à DHL para o país aduaneiro correspondente. Existem aqui notas de custo acentuadamente diferentes. O nosso parceiro contratual DHL é obrigado a cobrar ao cliente todas estas taxas e encaminhá-las às autoridades públicas. Aqui, cada cliente deve previamente informar-se junto da DHL sobre o quão altas são estas taxas para o seu grupo de tarifas de produtos no país de destino. As regulamentações aduaneiras e de importação dos países aduaneiros são muito diferentes. Informações sobre faturação só podem ser fornecidas pelo país destinatário ou diretamente pela autoridade aduaneira. Outros canais de informação são: www.zoll.de ou a Agência Federal Alemã para Comércio Externo


Para empresários dentro da UE
(entrega intracomunitária)

É pedida a indicação precisa do nome da empresa com um número de identificação de IVA corretamente verificado. Ocorre, no entanto, sempre uma 2.ª verificação antes da confirmação da aprovação do pedido e do prazo de entrega. Se for o caso, são feitas questões adicionais ao comprador dos produtos ou aos seus representantes. Devido à nossa responsabilidade de supervisão e diligência, estas informações são verificadas. Se as questões adicionais sobre o número de identificação de IVA não forem respondidas, a faturação é realizada automaticamente com IVA.


Informação sobre taxas de processamento com entregas a países da EFTA ou países terceiros:

Ao selecionar um país terceiro (incl. países da EFTA, por exemplo, Noruega ou Suíça) como país de entrega, incorrem taxas adicionais para a preparação dos documentos de exportação necessários. A taxa é diferente consoante o país de entrega, o montante exato é concretamente apresentado diretamente no carrinho de compras e não estão representadas quaisquer taxas aduaneiras, mas sim, simplesmente, o custo interno do processamento para a preparação dos documentos de exportação e documentos anexos, no caso de entregas estrangeiras a países terceiros (p. ex.: aquisição de declarações de fornecedores de longo prazo e condições preferenciais relacionadas com os artigos, bem como a preparação de documentos de exportação).


Sobretaxa de áreas remotas da DHL

Perante entregas em áreas remotas em todo o mundo, pode incorrer a chamada sobretaxa de áreas remotas da DHL. Se tiver de ser paga uma certa sobretaxa em determinado caso, esta é calculada com base no código postal. Neste caso, o montante exato da sobretaxa é apresentado diretamente no carrinho de compras (sobretaxa de áreas remotas).

Saiba mais informações sobre o montante das despesas de envio nas ofertas.

Todos os artigos presentes na loja com datas de entrega inferiores/iguais a 3 dias (1, 1-2 dias, dia = segunda a sexta-feira, exceto feriados no Estado da Baviera ou Saxónia da República Federal Alemã) são produtos do armazém central e estão imediatamente disponíveis. Na pré-visualização do produto, pode já ser possível localizar os artigos imediatamente disponíveis através de um símbolo correspondente. Artigos com datas de entrega superiores a 3 dias (dia = segunda a sexta-feira, exceto feriados na Baviera ou Saxónia) na vista detalhada do produto são produtos que requerem encomenda, de produção mediante pedido ou são fornecidos diretamente dos armazéns do fabricante e estão rapidamente disponíveis para entrega dentro de 3-13 dias (dia = segunda a sexta-feira, exceto feriados na Baviera ou Saxónia), consoante a informação na vista detalhada de produto do artigo. É igualmente possível que grupos de produtos sejam produzidos pelos fabricantes apenas mediante pedido.


6. Pagamento

Na nossa loja, tem à disposição diferentes métodos de pagamento, parcialmente específicas em função do país. A escolha de um determinado método de pagamento só é possível se os respetivos requisitos aplicáveis do provedor de serviços de pagamento forem cumpridos.

Em detalhe, o pagamento é geralmente possível através das seguintes formas de pagamento:


Pagamento antecipado

Ao escolher a forma de pagamento antecipado, indicamos a nossa conta bancária num email separado e entregamos os produtos após a receção do pagamento.


Cartão de crédito

Com a ordem de encomenda, transmite-nos simultaneamente os seus dados do cartão de crédito.

Após a sua legitimação como titular legal do cartão, imediatamente após a encomenda, pedimos à empresa do seu cartão de crédito que inicie a transação de pagamento. A transação de pagamento é feita automaticamente pela empresa do cartão de crédito e é cobrada no seu cartão de crédito.

Nota sobre o Procedimento 3D Secure

Na nossa loja online tem a possibilidade de usar o procedimento 3D Secure ("MasterCard SecureCode" ou Verified by VISA). Trata-se, aqui, de um procedimento de autenticação, com a ajuda do qual é assegurado que fazemos parte da transação em concreto, nós como legítimos comerciantes online e o utilizador como legítimo titular do cartão. Assim, o risco de segurança e de fraude é minimizado.

Para definir a palavra-passe, tem de se registar como cliente com a instituição bancária emissora do seu cartão. Após a subscrição e registo do seu cartão de crédito, pode utilizar o seu cartão de crédito com o código do 3D Secure. Para além dos dados habituais (ver acima), tem de inserir o código 3D em encomendas online.


Procedimento de débito direto SEPA

Com a ordem de encomenda, emita-nos um pedido de débito direto SEPA. Informamos-lhe sobre a data do débito bancário (a chamada pré-notificação). Com a submissão do pedido de débito direto SEPA, solicitamos ao nosso banco que inicie a transação de pagamento. A transação de pagamento é feita automaticamente e é cobrada na sua conta.

O débito bancário é realizado antes do envio dos produtos.

O prazo para o aviso prévio da data do débito bancário (chamado prazo de pré-negociação) é de 7 dias.


PayPal

No processo de encomenda, é encaminhado para a página web do prestador online PayPal. Para poder pagar o valor da fatura através de PayPal, tem de estar aí registado ou, antes de tudo, registar-se, legitimar com os seus dados de acesso e confirmar-nos a ordem de pagamento. Após a ordem de encomenda na loja, solicitamos à PayPal o início da transação de pagamento.

A transação de pagamento é feita imediatamente depois e de forma automática pela PayPal. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda.


Sofort

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do prestador online Sofort GmbH. Para poder pagar o valor da fatura através da Sofort, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Sofort, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois pela Sofort e é cobrada na sua conta.


Przelewy24

Com o tipo de pagamento Przelewy24, disponibilizamos um dos métodos de serviço bancário online mais utilizados pelos polacos. A Przelewy24 utiliza a autenticação bancária online para transações em tempo real, é suportada por todas as grandes instituições bancárias na Polónia e é utilizado por um grande número dos clientes polacos em serviço bancário online.  Para poder pagar o valor da fatura através da Przelewy24, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Przelewy24, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Trustly

Trustly é uma solução de serviço bancário online desenvolvida na Suécia, que é suportada por 43 bancos em 7 países europeus e é utilizada por cerca de 51 milhões de consumidores. Para poder pagar o valor da fatura através da Trustly, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Trustly, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Giropay

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do seu banco. Para poder pagar o valor da fatura através da Giropay, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Giropay, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Transferência EPS

O procedimento de pagamento online EPS (Electronic Payment Standard) é um procedimento de pagamento online simples e seguro de bancos austríacos para compras em lojas virtuais ou para o processamento de operações eletrónicas oficiais (e-Governo) na Áustria.

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do seu banco. Para poder pagar o valor da fatura através da EPS, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da EPS, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


iDEAL

Com a iDEAL, oferecemos-lhe um meio de pagamento padrão para pagamentos online seguros diretamente entre contas bancárias, que faz parte das formas de pagamento mais populares nos Países Baixos.

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do seu banco. Para poder pagar o valor da fatura através da iDEAL, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da iDEAL, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Bancontact

Trata-se, aqui, de uma das formas de pagamento mais populares na Bélgica.

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do seu banco. Para poder pagar o valor da fatura através da Bancontact, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Bancontact, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Poli

Poli é um sistema de pagamento online da Austrália que permite aos seus clientes o pagamento por via de serviço bancário online.

Após a ordem de encomenda, é encaminhado para a página web do seu banco. Para poder pagar o valor da fatura através da Poli, tem de dispor de uma conta de serviço bancário online ativa com o procedimento PIN/TAN para fazer parte da Poli, legitimar-se em conformidade e confirmar-nos a ordem de pagamento. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda. A transação de pagamento é feita imediatamente depois e é cobrada na sua conta.


Amazon Pay

No processo de encomenda, é encaminhado para a página web do prestador online Amazon ainda antes da conclusão do procedimento de encomenda na nossa loja online. Para poder lidar com o processo de encomenda e pagar o valor da fatura através da Amazon, tem de estar aí registado ou, antes de tudo, registar-se e legitimar com os seus dados de acesso. Aí poderá selecionar o endereço de entrega e método de pagamento guardados pela Amazon, confirmar-nos a utilização dos seus dados pela Amazon e a ordem de pagamento. De seguida, é redirecionado para a nossa loja online, onde poderá concluir o procedimento de encomenda.

Imediatamente após a encomenda, solicitamos à Amazon que inicie a transação de pagamento. A transação de pagamento é feita automaticamente pela Amazon. Obtenha outras indicações no procedimento de encomenda.


Fatura

Paga o valor da fatura após a receção dos produtos e da fatura por transferência para a nossa conta bancária. Reservamo-nos o direito de providenciar a compra com emissão de fatura somente após uma análise de crédito bem-sucedida.


7. Reserva de propriedade

Os produtos permanecem como nossa propriedade até ao pagamento integral.

Para empresários aplica-se complementarmente: Reservamo-nos o direito de propriedade dos produtos até à completa liquidação de todas as exigências decorrentes de uma relação comercial em curso. Poderá revender a mercadoria reservada em atividade regular da empresa; transfira-nos antecipadamente todas as reivindicações emergentes desta revenda no montante da fatura – independentemente de uma combinação ou mistura da mercadoria reservada com um novo item - e nós aceitamos esta atribuição. Continua autorizado à recolha das reivindicações, contudo nós próprios poderemos igualmente revogar as reivindicações, caso não cumpra as suas obrigações de pagamento.


8. Dados de transporte

Para consumidores aplica-se:

Se os produtos forem entregues com danos de transporte evidentes, reclame tais defeitos o quanto antes com o distribuidor e entre em contacto connosco imediatamente. A falha de uma reclamação ou contacto não tem quaisquer consequências para as suas reclamações legais e sua execução, em particular os seus direitos de garantia. No entanto, ajuda-nos a poder exercer as nossas próprias reclamações em relação à transportadora ou ao seguro de transporte.


Para empresários aplica-se:

O risco de eventual extravio e deterioração acidental é transferido para si assim que tivermos entregue o item à transportadora ou, de outro modo, à pessoa ou instituição responsável pela realização do envio. Sob os comerciantes aplica-se o dever de análise e de notificação no § 377 do HGB, Código Comercial Alemão. Caso omita a indicação regulamentada, então os produtos são considerados como aceites, a menos que se trate de um defeito que não foi identificável durante a análise. Isto não se aplica se tivermos fraudulentamente ocultado um defeito.


9. Garantia

Desde que não esteja expressamente estabelecido de outra forma abaixo, aplica-se os direitos legais de garantia. Para consumidores, o prazo de prescrição para reclamações de garantia em itens usados é de um ano a partir da entrega dos produtos.

Para empresários, o prazo de prescrição para reclamações de garantia é de um ano a partir da transferência de riscos; os prazos de prescrição legais para o direito de recurso conforme o § 478 BGB (Código Civil Alemão) permanecem inalterados.

Em relação aos empresários, aplica-se como acordo sobre a qualidade dos produtos apenas as nossas próprias informações e as descrições de produto do fabricante, que foram incluídas no contrato; não assumimos qualquer responsabilidade por declarações públicas do fabricante ou por outras mensagens públicas.

Caso os itens fornecidos estiverem com defeito, primeiramente prestamos aos empresários, a nosso critério, a garantia pela retificação do defeito (reparação) ou pela entrega de um item sem defeitos (substituição).

As restrições e reduções de prazos acima referidas não se aplicam a reclamações com base em danos causados por nós, pelos nossos representantes legais ou agentes indiretos

  • em caso de risco de vida, do corpo ou da saúde
  • em caso de violação intencional ou manifestamente negligente das obrigações, bem como fraude
  • em caso de violação das obrigações contratuais essenciais, cujo cumprimento permite, antes de tudo, a correta execução do contrato e em cujo respeito o parceiro contratual pode confiar regularmente (obrigações fundamentais)
  • no âmbito de uma promessa de garantia, se tal for acordado
  • desde que a área de aplicação da lei sobre a responsabilidade de produtos seja aberta.

 

10. Responsabilidade

Responsabilizamo-nos sempre sem restrições pelas reclamações com base em danos causados por nós, pelos nossos representantes legais ou agentes indiretos

  • em caso de risco de vida, do corpo ou da saúde,
  • em caso de violação intencional ou manifestamente negligente das obrigações
  • em caso de promessa de garantia, se tal for acordado, ou
  • desde que a área de aplicação da lei sobre a responsabilidade de produtos seja aberta.

 

Em caso de violação das obrigações contratuais essenciais, cujo cumprimento permite, antes de tudo, a correta execução do contrato e em cujo respeito o parceiro contratual pode confiar regularmente, (obrigações fundamentais) pela negligência simples da nossa parte, dos nossos representantes legais ou de agentes indiretos, a responsabilidade é limitada conforme os danos previsíveis perante a celebração do contrato, cujo surgimento tem de ser normalmente calculado.

Além disso, são excluídas reclamações de indemnização.


11. Resolução de litígios

A Comissão Europeia disponibiliza uma plataforma de Resolução de Litígios em Linha (RLL) que pode encontrar em ttps://ec.europa.eu/consumers/odr/

Não estamos vinculados nem dispostos a participar num processo de resolução de litígios perante uma instância de arbitragem para o consumidor.


12. Disposições finais

Caso seja empresário, aplica-se a lei alemã, com exceção da Convenção das Nações Unidas para a Venda Internacional de Mercadorias.

Caso seja um comerciante nos termos do Código Comercial Alemão, uma entidade jurídica de direito público ou fundos especiais de direito público, o local de jurisdição exclusivo para todos os litígios decorrentes de relações contratuais entre si e nós é a nossa sede.


Informação sobre a eliminação de pilhas/baterias

Como podem ser incluídas pilhas e baterias nos nossos envios, somos obrigados, de acordo com a legislação alemã de eliminação de baterias (BattG), a informá-lo sobre o seguinte:

Pilhas e baterias recarregáveis não devem ser eliminadas junto com o lixo doméstico, é, antes, legalmente obrigado a devolver as pilhas e baterias usadas. As baterias antigas podem conter substâncias nocivas que, se não forem armazenadas ou eliminadas adequadamente, podem prejudicar o meio ambiente ou a sua saúde. No entanto, as baterias também contêm importantes matérias-primas, como, p. ex., ferro, zinco, manganésio ou níquel, e podem ser recicladas. Pode reenviar-nos as baterias após o uso ou devolvê-las gratuitamente nas imediações (p. ex., no comércio ou em pontos de recolha municipais ou no nosso armazém de expedição). A entrega nos pontos de venda é limitada, para o consumidor, às quantidades habituais, bem como às baterias que o comerciante distribui ou tem distribuído como baterias novas.

O sinal de caixote do lixo com uma cruz significa que não deve eliminar pilhas e baterias recarregáveis no lixo doméstico. Abaixo deste símbolo encontra também os símbolos abaixo, com o seguinte significado:

Pb: A bateria contém chumbo
Cd: A bateria contém cádmio
Hg: A bateria contém mercúrio

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