Preços elevados das matérias-primas em todo o mundo

Atualmente, são de esperar novos aumentos de preços e escassez de oferta. Neste momento, já existe escassez de oferta de distribuidores elétricos de PVC, canais e também de programas de interruptores/tomadas de fabricantes conhecidos. Todas as matérias-primas importantes são atualmente caras e os stocks disponíveis nos fabricantes irão se esgotar brevemente. O cobre, níquel, estanho, prata, alumínio e aço, bem como o petróleo/gás natural como base para o PVC, um material importante na indústria elétrica, estão atualmente em vias de atingir valores astronómicos.

Tudo isto está a ser estimulado por especuladores e por compras massivas de matérias-primas da Ásia e dos EUA. Os preços da madeira também estão vertiginosamente elevados, muitas vezes um indicador à frente de outras matérias-primas importantes para períodos em particular. A política de taxa de juro zero global poderia agora "oscilar a balança" juntamente com novos aumentos de preços para circunstâncias muito particulares. Espera-se que a situação volte a acalmar dentro de algumas semanas ou meses.

No entanto, teremos que contar com o aumento futuro dos preços, devido ao encargo colocado pelo coronavírus sobre a economia e sobre as finanças públicas. No entanto, os preços ao consumidor de instalações elétricas ainda podem ser descritos como moderados, com exceção de alguns fabricantes. Na NIEDAX e no OBO, registaram-se nas últimas semanas os maiores e mais significativos aumentos de preços até à data.

Chart_raw-materials